Promover a saúde mental entre os servidores públicos da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, aprimorando o entendimento e a gestão dos transtornos mentais. O projeto busca criar ambientes de apoio que favoreçam o bem-estar coletivo. Além disso, visa aumentar a conscientização sobre os diferentes transtornos mentais, suas causas, sintomas e tratamentos, utilizando uma abordagem mensal focada que promove a educação contínua e a redução do estigma associado a essas condições.
Oferecer informações precisas e acessíveis sobre cada transtorno mental abordado mensalmente, através de materiais educativos e campanhas de conscientização.
Ensinar técnicas de enfrentamento e estratégias de resiliência para ajudar os participantes a gerenciarem sua saúde mental de forma eficaz.
Criar uma cultura de compreensão e aceitação em relação aos transtornos mentais, promovendo discussões abertas.
Implementar práticas de gestão e suporte que incentivem um ambiente de trabalho acolhedor e psicologicamente seguro.
A coordenação do programa é liderada pela Dra. Olicelia Ataides da Silva Poncioni, renomada por seu conhecimento na área de saúde mental. Formada pela UFMT em 1994 em Medicina Humana. Especialista em Psiquiatria pela AMB- Associação Médica Brasileira e ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria. Preceptora da Residência Médica de Psiquiatria do CIAPS (Adauto Botelho). Preceptora de Medicina da Universidade de Cuiabá. Sua trajetória notável, com diversas publicações científicas e participações em conferências nacionais, garante a excelência da equipe e justifica a escolha por uma solução personalizada e especializada, renomada por seu conhecimento na área de saúde mental. Ela possui uma trajetória notável, com diversas publicações científicas e participações em conferências nacionais, além de ser idealizadora do Programa EducadaMente e autora do livro “No Labirinto da Mente: Desvendando Transtornos Mentais”.
1. Aumentar o nível de conhecimento sobre saúde mental entre os participantes.
2. Incentivar práticas de bem-estar mental na vida cotidiana dos participantes.
3. Diminuir o estigma associado a questões de saúde mental entre os participantes.
4. Capacitar os servidores para identificar e lidar com problemas de saúde mental.
6. Envolver os servidores da ALMT na promoção da saúde mental.
Por muito tempo, a saúde mental foi um tabu no ambiente profissional. No entanto, estudos comprovam que servidores com suporte emocional adequado desempenham melhor suas funções, têm maior satisfação no trabalho e apresentam menos afastamentos por questões psicológicas.
O PlenaMente propõe um novo olhar sobre o tema, promovendo um diálogo aberto e acessível. Através de palestras, cartilhas, oficinas e campanhas, buscamos oferecer conhecimento e ferramentas para que cada servidor cuide de sua saúde mental com a mesma importância que cuida da saúde física.
Mais do que divulgar conteúdos sobre transtornos mentais, o PlenaMente propõe um caminho para mudanças reais. Cada ação do projeto é pensada para gerar impacto positivo na rotina dos servidores, oferecendo suporte contínuo e promovendo um ambiente de trabalho mais equilibrado.
Se você enfrenta desafios emocionais ou conhece alguém que precisa de ajuda, saiba que não está sozinho. O PlenaMente está aqui para acolher, orientar e transformar a maneira como a saúde mental é tratada no serviço público.